terça-feira, 14 de junho de 2011

Compreendendo a Pedagogia da Pergunta

Quando refletimos os diferentes conceitos em que as perguntas representam para nós educadores, nos deparamos com mais questionamentos ainda. Porque questionar? Porque pesquisar? Porque ensinar? Porque estimular nosso aluno a pescar, ao invés de dar-lhe o peixe? Como bem sabemos, o que move o mundo são as perguntas, não são as respostas, o que faz o conhecimento é justamente o buscar, o querer conhecer, o que faremos nesta nova era de tecnologia além de buscar todo dia? Buscar o conhecimento, buscar as informações, buscar adaptar-se. O buscar só acontece quando existem questionamentos. Como vamos formar alunos que buscam, se quando somos questionados, ficamos irados?
A educação tem por meta formar pessoas capazes de formular idéias, criar, recriar, transformar, isso só é possível, desenvolvendo a capacidade de questionar. O questionamento deve estar presente desde a rotina diária da sala de aula ao verificar que dia é hoje, até o momento em que o aluno é levado a pensar e refletir quem ele é,de onde veio e para onde vai.
Tudo isso claro, de forma reflexiva e com respaldo pedagógico. Ao questionar nosso aluno, não podemos esperar uma resposta pronta e sim uma elaboração de idéias, mas para isso nossa pergunta deve levar ao pensamento crítico, não simplesmente a resposta certa.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Parada 3 - Projeto UCA

Hoje vou falar da minha experiência com as ferramentas interativas, estou um pouco atrasada em relação a esta atividade devido a tantos afazeres e aulas para ministrar no NTEM, mas como nosso tutor, Profº Antonio disse: Ainda dá gente....!!! Aqui estou...Bem, minha experiência com as ferramentas interativas começou em meados de 1999/2000.Bem recente né? Sim, eu comcei a ter acesso as salas de bate-papo e posteriormente a chats no msn. Lembro que tudo era encantador, teclar com as pessoas era muito interessante pra mim. Com o passar do anos, comecei a explorar cada vez mais outras ferramentas na internet, fazia parte de um grupo de colecionadores de mensagem em Power Point, tinha um e-mail só pra troca de mensagem nesse formato, ficava horas abrindo cada uma delas, o grupo se chamava Yahoo Colecionadores...Hoje continuo amando mensagens em PPS, mas não tenho mais tanto tempo para salvá-las e apreciá-las.Quando terminei a faculdade de Psicologia(2006) tinha um grande desejo, ter o meu Blog, mas não sabia nem por onde começar, a quantidade de afazeres e compromissos me impediram de dispor de tempo para consultar tutoriais onde eu conseguiria montar meu blog sozinha, por isso só o criei neste ano, porque de fato tive a necessidade de criá-lo, pois faz parte do Projeto. Pois bem, espero utilizá-lo para divulgar nossas atividades do projeto e também mostrar através das postagens o quanto é preciso amor para se fazer educação.As redes socias que faço parte são Orkut, Twitter e Facebook, todos com interesses de amizade.O Projeto UCA, vem contribuindo muito para o crescimento de todos que estão tendo a oportunidade de participar, minha expectativa é a das melhores, tenho certeza que aos poucos, todos nós estaremos familiarizados com esta no Era da Educação por qual estamos vivendo e digo mais, aqui neste lugar que ainda é um pedaço do Brasil, podemos mostrar que a Educação faz a Diferença e que trilhamos para o caminho do Sucesso de nossos Alunos.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Projeto UCA

Estamos inciando mais um Módulo do Projeto UCA - Um Computador por Aluno, a medida que realizarmos as atividades estarei postando informações  referentes ao Projeto.

Espero que tenhamos muito o que postar.

Abraços e bom trabalho a todos!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Você faz a Diferença?

Aos olhos do Pai

 


Este vídeo me emociona e me faz pensar o quanto uma criança é capaz de alegrar, motivar, e preencher a vida de um ser humano.
Filha, esta música será dedica à você para sempre, te amo!

Aprendendo!

Como estou iniciando meu aprendizado sobre blog, vou postar estas lindas bonecas pra alegrar  as postagens  e dedicá-las a todas as crianças que um dia estiveram comigo como meus alunos, me ajudando a crescer e mostrando o grande valor da palavra amor, em especial a uma princesa que me mostrou a verdadeira fórmula do Amor, Micaella, amor da minha Vida!    

Pedagogia e Amor

Num tempo em que a aparência vale mais do que a essência e a competição impera nos relacionamentos, é imprescindivel falar com nossas crianças sobre companheirismo, amizade, amor.